Como conquistar meu cliente dentro do meu ponto de
venda?
A forma de consumo mudou nos últimos 10 anos, e com
isso os consumidores se tornaram mais exigentes. Esse fato pode ter ocorrido
pela facilidade de acesso a diversos produtos de moda, por meio da internet.
Alguns produtos ofertados são muito semelhantes, então como fazer com que o
cliente que entrou em minha loja deseje aquele produto que estou oferecendo,
com tantos concorrentes ao redor?
A decisão de compra do cliente acontece dentro do
Ponto de venda (seja ela físico ou virtual), e alguns fatores são relevantes
para a decisão deste cliente:
Atributos do
produto de moda: Características físicas (design, qualidade, material) e
qualidades abstratas (relacionadas ao desejo, como confiabilidade, status,
aceitação dentro de um grupo, prazer).

Valor do
produto: O valor de um produto é considerado pelo cliente como grau de
satisfação que ele está sentindo ao adquirir aquele produto. Exemplo: Uma
mulher paga 400,00 reais em um par de sapatos novos que irão trazer prazer e bem-estar,
é um exemplo de valor. O que o consumidor procura hoje são as ligações dos
produtos oferecidos com o seu cotidiano.
Exposição do
produto: Trabalhar a melhor face do produto. Sempre mostrar ao cliente os
detalhes do produto de moda.
Serviços oferecidos:
A marca deve abrir canais com os clientes e conseguir estabelecer uma
comunicação clara e direta com o consumidor, estabelecendo assim uma relação de confiança.
Treinamento
da equipe: Uma equipe dentro do ponto de venda que saiba TUDO sobre o produto é obrigação, mas
uma equipe que saiba lidar com vários perfis de clientes é um diferencial. Os
consumidores hoje exigem mais empatia e simpatia dos vendedores, relembrando
que produtos existem vários, e esse pode ser um diferencial importante da sua
marca.
Ambiente de
loja: Um local com atmosfera sedutora e com uma identidade definida, faz
com que o cliente se mantenha por mais tempo descobrindo a sua marca e seus
produtos. E isso é importantíssimo no mundo da moda, trazer ao cliente a magia
do produto.
O nosso consumidor atual quer mais respeito e valor
agregado ao produto. Então temos que ficar atentos como apresentamos nossa
marca ao mercado e como nossos processos estão adequados aos novos
consumidores. Será que você não está vendendo por causa da crise ou por causa
de detalhes?
Nenhum comentário:
Postar um comentário